O SURGIMENTO DE NOVOS CONSUMIDORES DA CULTURA NERD:
O consumidor da Marvel em Belém, inserido na narrativa transmídia
Palavras-chave:
resistência, gênero, sexualidade, representatividade, movimento social, humanidadeResumo
O presente trabalho de pesquisa expõe a relevância da narrativa transmídia no crescimento de consumidores da cultura nerd. Tendo como base os estudos de Luis Sá Martino sobre indústria cultural, teoria de Max Horkheimer e Theodor Adorno, e as pesquisas de Henry Jenkins, quando concebe o termo narrativa transmídia em seu livro Cultura da Convergência (2009). A narrativa transmídia proporciona a convergência dos meios de comunicação que conectam as histórias narradas nas diferentes plataformas. Investindo nisso, o Universo Marvel vem mantendo e alcançando divergentes públicos, ao lançar conteúdos independentes que dialogam nas diferentes plataformas. Sendo assim, através de uma pesquisa quantitativa-qualitativa faz-se um estudo de recepção com entrevistas semiabertas com dois grupos de consumidores da marca Marvel 1- Projeto de Extensão Circuito Nerd, da Faculdade Estácio do Pará e 2- Confraria que estão dentro de um contexto belenense. Para entender como acontece o impacto da marca com esses consumidores diversos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista PUÇA são de uso gratuito, destinado a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista PUÇA.