O SABOR IRRESISTÍVEL:

O marketing sensorial no comportamento de consumo do chocolate

Autores

  • BRUNA SANTOS
  • VICTOR CAMPOS
  • ANA PAULA VILHENA

Palavras-chave:

chocolate, marketing sensorial, comportamento do consumidor

Resumo

O presente artigo buscou compreender de que forma os cinco sentidos são ativados no momento do consumo do chocolate, este doce, que é tão famoso no mundo, e que, por razões emocionais, é um desejo de consumo de muitas pessoas, especialmente os mais jovens. Também debatemos como as empresas podem basear suas estratégias no marketing sensorial para conquistar o consumidor. Nossa pesquisa ouviu jovens adultos, entre homens e mulheres de 18 a 30 anos em um teste de degustação que obedeceu a duas etapas: o teste cego e o teste com as marcas, onde pudemos observar a importância de cada um dos cinco sentidos na hora do consumo, e inclusive as preferências de marcas de nossos entrevistados, que serviu como parâmetro para avaliarmos o que mais importa no comportamento de consumo do chocolate.

Biografia do Autor

BRUNA SANTOS

Discente da Faculdade Estácio do Pará, concluinte do Curso de Comunicação Social/Publicidade.

VICTOR CAMPOS

Discente da Faculdade Estácio do Pará, concluinte do Curso de Comunicação Social/Publicidade. 

ANA PAULA VILHENA

Orientadora do trabalho. Docente da Faculdade Estácio do Pará, Doutora em Educação (UNESA/RJ), Mestre em Ciências Sociais (UFPA) e Graduada em Comunicação Social (UFPA).

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Publicado

14-12-2018

Como Citar

SANTOS, B., CAMPOS, V., & VILHENA, A. P. (2018). O SABOR IRRESISTÍVEL:: O marketing sensorial no comportamento de consumo do chocolate. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 4(2), 19–53. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2780