A ARTE DA PUBLICIDADE:

O cartaz do Círio de 2014 como elemento artístico sob um olhar semiótico

Autores

  • GUILHERME VASCONCELOS
  • ANA PAULA VILHENA

Palavras-chave:

arte, publicidade, semiótica, Círio

Resumo

Este estudo objetiva demonstrar, dentro de um contexto cultural e mercadológico regional, o valor artístico da propaganda, utilizando como objeto de estudo o cartaz do Círio de 2014. Para que seja viável realizar a proposta deste artigo, foi necessário: estudar os movimentos artísticos referenciados no objeto de estudo; explorar o histórico do cartaz, tanto como mídia como objeto artístico; compreender a relação triádica do signo proposta por Peirce; conhecer a biografia básica de Maria Alice Penna, criadora do cartaz estudado, através de entrevistas com amigos e colegas de trabalho; e por fim analisar sob um olhar semiótico, utilizando o método proposto por Peirce, o Cartaz do Círio de 2014, cuja temática é “ensina teu povo a rezar”.

Biografia do Autor

GUILHERME VASCONCELOS

Graduado em Comunicação social, habilitação em Publicidade e Propaganda na Faculdade Estácio do Pará (Estácio FAP).

ANA PAULA VILHENA

Orientadora do trabalho. Doutoranda em Educação pela UNESA/RJ. Mestra em Ciências Sociais/Antropologia pela UFPA. Graduada em Comunicação Social pela UFPA. Docente da Estácio FAP.

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Publicado

11-12-2017

Como Citar

VASCONCELOS, G., & VILHENA, A. P. (2017). A ARTE DA PUBLICIDADE:: O cartaz do Círio de 2014 como elemento artístico sob um olhar semiótico. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 3(2), 187–226. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2763