ISSO É CARIMBÓ (?)

Hibridismo e simulações na canção da banda Do Amor

Autores

  • ENDERSON OLIVEIRA

Palavras-chave:

hibridismo cultural, Simulações, música contemporânea, carimbó, Amazônia

Resumo

Neste ensaio procuro demonstrar que o processo de “hibridismo cultural” parte não somente da mistura e/ou apropriação plural de diversos códigos estéticos em um mesmo objeto, mas também é resultado da busca pela apresentação/representação de situações, hábitos e experiências que, em geral, não são comuns a determinada região e/ou cultura. Estas simulações estão presentes na música contemporânea através das composições ou da constituição sonora de determinadas canções. Para demonstrar isso, utilizo como principal objeto de análise a canção “Isso é carimbó”, da banda brasileira Do Amor, que busca reproduzir, com adaptações, o carimbó, um dos ritmos tradicionais da Amazônia brasileira.

Biografia do Autor

ENDERSON OLIVEIRA

[1]Jornalista; Mestre em Ciências Sociais (Antropologia); professor na Faculdade Paraense de Ensino (Fapen) e na Faculdade Pan Amazônica (Fapan). Repórter no Diário On Line (DOL) e coordenador na Agência Experimental de Comunicação.

Downloads

Publicado

20-06-2016

Como Citar

OLIVEIRA, E. (2016). ISSO É CARIMBÓ (?): Hibridismo e simulações na canção da banda Do Amor. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 2(1), 65–77. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2708