A Avaliação da Atenção Visual Concentrada em Crianças: Revisão Sistemática
Abstract
O objetivo deste estudo foi revisar a literatura, identificar artigos científicos que relataram a avaliação neuropsicológica da atenção visual concentrada em crianças de 5 a 11 anos e analisar como essas investigações foram estruturadas. A atenção é um domínio cognitivo importante que afeta outras medidas neuropsicológicas, como as funções executivas, a memória, o raciocínio lógico e a linguagem. Os estudos sobre atenção concentrada se justificam pela importância do tema no diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A busca sistemática foi realizada na base de dados Psych Articles, por meio dos termos: Visual Attention AND Assessment AND child* NOT Autism, após a aplicação dos critérios adotados no filtro foram selecionados 19 artigos. Nos resultados constatou-se que 42% dos estudos usaram tarefas de mensuração do tempo de resposta na avaliação da atenção, 79%, utilizaram baterias de múltiplas tarefas para diversos domínios entre eles a atenção e 37%, usaram questionários estruturados para pais ou professores. Com isso, pode-se observar a preferência por baterias de testes e tarefas isoladas, isso demonstra a
necessidade de se mensurar outras funções cognitivas para contrapor aos escores de atenção. Ao mesmo tempo, as tarefas com mensuração de tempo de resposta mostraram-se importantes para o diagnóstico de TDAH.