O psicopedagogo e os principais desafios encontrados nas instituições escolares: Uma revisão bibliográfica.
Abstract
O presente estudo teve como finalidade identificar quais são os principais desafios que o psicopedagogo enfrenta ao realizar seu trabalho dentro das instituições escolares. O artigo também teve como objetivos específicos identificar como ocorre a atuação do profissional de psicopedagogia dentro das escolas e quais estratégias o profissional utiliza dentro dessa atuação para lidar
com os desafios presentes em sua rotina dentro da escola. Para que tais objetivos fossem alcançados, realizou-se uma revisão bibliográfica utilizando quatro plataformas de periódicos acadêmicos para busca de publicações, sendo elas “Google acadêmico” “Lilacs” “Bireme” e “Scielo”. Após a análise das publicações encontradas, foram selecionados dez artigos, utilizando-se três
palavras-chave: “Psicopedagogia escolar”, “Atuação psicopedagógica” e “desafios psicopedagógicos”. Também foi utilizado como base o livro “Dificuldades de aprendizagem de A a Z: um guia para pais e educadores”, para composição da bibliografia. Os resultados da revisão apontam que atuação psicopedagógica apresenta diversas possibilidades de trabalho e que dentro de
uma dessas possibilidades que é a área escolar, ocorre a existência de diversos desafios e dificuldades que o psicopedagogo enfrenta ao atuar em uma instituição escolar, apontando somente uma possível estratégia que os profissionais de psicopedagogia utilizam para lidar com um desses desafios. A partir dessas considerações, sugere-se a produção de novos estudos que
possam identificar outros desafios que são enfrentados pelo psicopedagogo além da atuação escolar.