A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS OFICIAIS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DA PARAÍBA NO CONTEXTO PANDÊMICO
Palavras-chave:
Curso de Formação de Oficiais; Pandemia; Metodologias; EnsinoAprendizagem; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs).Resumo
Em 2020 a pandemia por COVID-19 chega ao Brasil e consequentemente ao estado da Paraíba,
provocando transformações na rotina e metodologias de ensino em todos os níveis educacionais,
o que também atingiu o Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar
Aristarcho Pessoa. Adaptações foram realizadas com a utilização de novas modalidades de aula,
enquanto as presenciais foram retornando gradativamente. Estes modelos fazem uso das
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), com utilização do ambiente virtual,
a partir das aulas remotas, além do ensino híbrido. O artigo tem como objetivo principal analisar
as metodologias utilizadas no processo de formação do Curso de Oficiais do Corpo de Bombeiros
Militar da Paraíba dentro do contexto pandêmico, sob o olhar dos Cadetes e Instrutores
envolvidos no processo. Metodologicamente o estudo se configura em uma pesquisa
investigativa, exploratória, descritiva e analítica, com abordagem quantitativa e qualitativa. Foi
constatado que tanto os Cadetes quanto os Instrutores reconhecem a importância das aulas
remotas e do ensino híbrido e a sua continuidade no curso, ressaltando que o modelo presencial
continua sendo o mais utilizado, inclusive pelo perfil de competências exigido pela formação do
Bombeiro Militar. Ambos os grupos destacaram a flexibilidade como um ponto positivo
relevante, permitindo a adaptação ágil às circunstâncias adversas. No entanto, também foram
identificados desafios relacionados à interação e engajamento, principalmente mencionados pelos
docentes em relação aos discentes, bem como as limitações tecnológicas do ensino remoto para
alguns componentes curriculares. Conclui-se que os resultados obtidos e as percepções
compartilhadas pelos discentes e docentes reforçam a importância de abordar o ensino no
contexto do CFO de maneira estratégica e flexível, considerando as potencialidades e limitações
das aulas remotas. Embora a continuidade dessas aulas seja importante para o curso, o formato
presencial é imprescindível para o processo de desenvolvimento de competências e habilidades.