CONHECIMENTO DE PREVENÇÃO AQUÁTICA DOS ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA
A IMPORTÂNCIA SOCIOEDUCATIVA DO BOMBEIRO MILITAR NAS ESCOLAS
Palavras-chave:
Afogamento, Adolescentes, Prevenção aquática, ConhecimentoResumo
O conhecimento de prevenção aquática, apesar de muitas vezes ser restrito aos profissionais da segurança pública ou privada, abrange cada vez mais a sociedade como um todo, haja vista a necessidade de prevenir as possíveis ocorrências de afogamento. Assim, têm sido amplamente divulgados estudos na literatura que buscam a aproximação com os cidadãos a fim de ampliar os conhecimentos acerca do tema. O objetivo geral do estudo foi comparar os conhecimentos de prevenção aquática dos estudantes que fazem parte do projeto “Bombeiro na Escola” com outros que não fazem parte. A pesquisa foi investigativa, descritiva e comparativa, de abordagens quantitativa e qualitativa. Foi aplicado um questionário semiestruturado com todos os alunos participantes do 9º ano das escolas. Como resultados, observou-se que os alunos conseguem reconhecer um afogamento e os riscos que o ambiente aquático pode trazer. Não obstante, foi observado um baixo nível de conhecimento de como se prevenir de acidentes em ambientes aquáticos, com base nos estudos pesquisados e as práticas de vivência dos serviços operacionais de guarda-vidas. Desse modo, apesar do nível de conhecimento de salvamento aquático e prevenção aquática entre os estudantes pesquisados, observou-se uma diferença significativa entre os alunos que participam do Projeto Bombeiro na Escola.