QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
FATORES E CONSEQUÊNCIAS CAUSADAS PELO ESTRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO
Resumo
A qualidade de vida no trabalho e compreendida como uma forma de pensamento que envolve o trabalho das pessoas e as organizações, o que se destaca e a preocupação com o bem estar dos colaboradores, a eficácia organizacional e participação dos funcionários no resultado organizacional. O objetivo deste trabalho e apresentar através de uma pesquisa bibliográfica, o estresse no ambiente de trabalho, fatores estressores , assim como suas consequências, procurando identificar as possibilidades de combater o estresse dentro da organização. O estresse produz reações de defesa e adaptação diante do agente estresse, a fase de alarme inicia-se com os estímulos estressores que provocam resposta rápida do organismo (luta e fuga). Esse estágio não se mantém por muito tempo, pois o esforço maior não visa somente à manutenção da harmonia interior, mas sim, ao enfrentamento da situação ameaçadora. Este trabalho tem o principal objetivo destacar a importância da qualidade de vida no trabalho para as organizações e apresentar os seus principais modelos. A metodologia utilizada foi um estudo de revisão bibliográfica. Tudo que foi estudado e analisado neste trabalho, a grande importância da utilização do programa Qualidade de vida no trabalho (QVT) dentro das organizações, tanto para o avanço da melhoria da qualidade de vida pessoal, como para proporcionar maior satisfação e motivação para o colaborador dentro do ambiente organizacional, para que proporcione benefícios para o trabalhador e consequentemente para a organização através do rendimento e da produtividade.