Monitoria e o processo de aprendizagem do aluno: um estudo na turma de Contabilidade II
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo geral investigar a relevância da monitoria no processo ensinoaprendizagem na disciplina de Contabilidade II inserida no Curso de Ciências Contábeis UFPB –
Campus IV. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa descritiva e explicativa, com
o auxílio do estudo multicasos. Para coletar os dados utilizou-se como instrumento o questionário
aplicado junto aos alunos-discentes matriculados na disciplina de Contabilidade II, ministrada no 2º
período, referente aos semestres 2015.2 (amostra de 25 alunos) e 2016.2 (amostra de 21 alunos). Os
resultados encontrados revelaram que antes da explanação do monitor, na turma 2015.2, o índice
geral de aproveitamento com relação a resposta do questionário foi de 60%, um valor relativamente
ruim, se comparado a nota mínima de aprovação que atualmente é 7,0. Comparando esse resultado
com o apurado na turma 2016.2 verifca-se que o aproveitamento foi de 46,56%, um valor abaixo do
esperado, pois menos da metade dos alunos acertaram a questão. Todavia, no geral, ao analisar outros
quesitos evidenciados no trabalho constatou-se que a agregação do conhecimento, mediante o
auxílio do aluno-monitor, foi positiva. Desta maneira, percebe-se que o projeto de monitoria alcança
suas fnalidades com o intuito de dar subsídio ao aluno de Contabilidade II no processo de ensinoaprendizagem sendo possível apontar como benefciários nesse projeto a Instituição de Ensino, o
Professor, o Monitor e o Aluno. Sendo assim, o Programa de Monitoria infuencia de maneira positiva o
curso de Ciências Contábeis, da UFPB, Campus IV, fortalecendo o ensino e promovendo a interação da
comunidade acadêmica.