OTIMIZAÇÃO DE ENTREGAS CLICA E RETIRA DE UMA LOJA DO SETOR VAREJISTA APLICANDO CONCEITOS DE PLANEJAMENTO DE LAYOUT E ENGENHARIA DE MÉTODOS
Resumo
Devido à alta competitividade de lojas do setor varejista, nota-se o constante crescimento da necessidade de otimização de suas atividades e sobrevém a preocupação com o atendimento ao cliente para a captação de um maior público. Visto que a entrega é parte importante do processo de vendas, este artigo tem como objetivo mapear e otimizar o processo de entregas clica e retira de uma loja varejista em João Pessoa, Paraíba, identificando gargalos existentes, propondo melhorias a partir dos conhecimentos de projeto de layouts, planejamento de instalações e técnicas de engenharia de métodos. No presente trabalho foi aplicado o estudo de caso, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória para entendimento do processo, com intenção de aperfeiçoar ideias, formular hipóteses e identificar pontos deficientes na entrega de produtos. Por fim, verificou-se que a proposição de um layout atendendo às necessidades do ambiente ocasiona redução da fadiga do operador, economia no tempo de entregas e reduz os riscos de acidentes de trabalho. O processo de entregas atua de forma retrógrada, no entanto nota-se que a loja disponibiliza um sistema de entregas e neste dispositivo podem ser realizadas todas as atividades necessárias referentes às entregas. Assim, trinta e cinco por cento deste processo pode ser descartado.