A INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA NA ESCOLA COMO UMA REALIDADE EMERGENTE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.17406998
Keywords:
Autismo, Inclusão Escolar, Educação Inclusiva, Transtorno do Espectro Autista, CriançaAbstract
O processo de aprendizagem é distinto para cada pessoa e o incremento de metodologias para que o acesso à educação seja possível a todos é basilar. Ressalta-se a importância em promover práticas que proporcionem a equidade no processo de escolarização ao levar em consideração crianças que apresentam o comprometimento das suas funções cognitivas e intelectuais, ocasionadas por deficiências como o autismo. O estudo tem como objetivo principal identificar e analisar as evidências disponíveis na literatura científica sobre os desafios e avanços na inclusão de crianças autistas no ambiente escolar, compreendendo a inclusão como uma realidade emergente no contexto educacional. Metodologicamente, o estudo trata-se de uma Revisão Integrativa da literatura, com busca em bases de dados científicas como SciELO, PubMed e Google Acadêmico, considerando publicações entre 2018 e 2024. Os estudos revelam avanços nas políticas públicas de inclusão, capacitação docente e adaptação curricular. Contudo, ainda há desafios estruturais, formativos e atitudinais. A inclusão da criança autista na escola tem se consolidado como uma realidade crescente, mas exige comprometimento intersetorial para se tornar plenamente efetiva.