A IMPORTÂNCIA E OS APRENDIZADOS SOBRE A GERONTOLOGIA DENTRO DE UMA LIGA ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.17402868
Keywords:
Ligas acadêmicas, Idoso, Aprendizagem, GerontologiaAbstract
O envelhecimento populacional é uma realidade crescente no Brasil, exigindo formação crítica e qualificada dos profissionais de saúde. Nesse contexto, as Ligas Acadêmicas se configuram como espaços importantes de aprofundamento teórico-prático. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência da Liga Acadêmica de Fisioterapia em Saúde do Idoso (LAFESI), enquanto espaço de discussão, aprendizagem e fortalecimento do cuidado gerontológico na formação fisioterapêutica. Trata-se de um relato de experiência construído a partir da vivência de discentes e docentes participantes da LAFESI, com base em registros de reuniões, atividades teóricas e práticas, e produções científicas desenvolvidas no período de 2022 a 2024.A LAFESI promoveu encontros semanais com temáticas voltadas à gerontologia, fisioterapia geriátrica, políticas públicas para a pessoa idosa e promoção do envelhecimento ativo. As atividades envolveram discussões de artigos científicos, rodas de conversa com profissionais convidados, oficinas práticas e ações de extensão com idosos da comunidade. A liga também incentivou a produção científica, resultando na participação em congressos, elaboração de resumos e artigos. Os resultados mostram que as ligas acadêmicas voltadas para a saúde do idoso contribui para a formação de fisioterapeutas mais humanos, preparados para atuar na saúde do idoso e engajados com a pesquisa e a realidade social. A continuidade da iniciativa representa uma importante estratégia de valorização da fisioterapia
gerontológica no âmbito da graduação.