ESTADO NUTRICIONAL, APTIDÃO FÍSICA, ESTILO DE VIDA E DESEMPENHO ACADÊMICO DE CRIANÇAS DE 6 A 11 ANOS

DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.17336788

Authors

Abstract

Existem associações importantes entre estado nutricional (EN), aptidão física (ApF) e estilo de vida (EV). Tem crescido o interesse com respeito ao desempenho acadêmico (DA). Objetivou-se avaliar a relação entre estado nutricional (EN), aptidão física (ApF), estilo de vida (EV) e o desempenho acadêmico (DA) de 773 escolares de 6 a 11 anos. Escolares de uma instituição privada e confessional foram submetidos à antropometria, testes de ApF (aptidão cardiorrespiratória e força isométrica), de EV (84 questões do ISCOLE) e DA (com mínima influência externa). Comparações entre sexos, faixas etárias e afiliação religiosa foram seguidas dos coeficientes de correlação de Pearson (p<0,05). A concordância no diagnóstico do EN variou de moderada (k=0,43) a substancial (k=0,69). Correlações variaram de fracas a moderadas entre EN e ApF (força: r=0,33 a r=0,65 e aptidão cardiorrespiratória: r=-0,29 a r=-0,37); EN e EV (hábitos positivos: r=-0,20 a r=-0,28 e hábitos negativos do EV: r=0,21 a r=0,35); ApF e EV (hábitos negativos: força: r=0,22 a r=0,25 e aptidão cardiorrespiratória: r=-0,23 a r=-0,30; hábitos de atividade física e aptidão cardiorrespiratória (r=0,23 a r=0,29). Não houve significante associação do DA com as demais variáveis. Houve efeito positivo da afiliação religiosa sobre o DA.

Published

2024-12-20