PSICOLOGIA POSITIVA NA EDUCAÇÃO

PERCURSO HISTÓRICO E PESQUISAS

Authors

  • Maíra Cordeiro dos Santos

Abstract

A Psicologia Positiva, nos últimos 20 anos, tem desenvolvido pesquisas em torno do alcance do bem-estar subjetivo nas áreas da saúde, trabalho, vida pessoal e educação. As experiências na educação passaram por escolas de várias partes do mundo e mostraram a contribuição das intervenções para a construção de uma vida significativa e o florescimento humano. Este artigo, assim, tem como objetivo analisar o percurso das pesquisas e intervenções da Psicologia positiva na educação, identificando seus resultados e suas possibilidades no universo educacional brasileiro. Para tanto, utilizou-se do escopo teórico os estudos de Seligman (2002; 2011; 2019), Csikszentmihalyi, (2008), Duckworth (2016), Fredrickson (2009). A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica da literatura sobre o tema, reunindo diversos estudos para a compreensão teórico-prática. Como resultados, percebemos que as experiências relatadas nas pesquisas causam impactos positivos na vida dos estudantes, a partir da utilização de intervenções, de teorias e práticas que visam o desenvolvimento socioemocional dos estudantes. Além disso, percebemos a ligação entre a Psicologia Positiva e a BNCC, como possibilidade para o desenvolvimento das competências socioemocionais na educação brasileira.

 

Published

2023-04-07