REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA SOBRE APRENDIZAGEM INFORMAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES REALIZADAS ENTRE OS ANOS 2017-2021

Authors

  • Dayane da Conceição Lira Faculdade Estácio Paraíba
  • Luciane Albuquerque Sá de Souza Faculdade Estácio Paraíba

Abstract

A aprendizagem informal no local do trabalho é vista como um processo que envolve a interpretação do sentido que os indivíduos dão ao seu trabalho, apresentando em que medida fatores organizacionais influenciam o contexto da aprendizagem organizacional. O objetivo desta pesquisa foi realizar uma revisão integrativa da literatura sobre aprendizagem informal em instituições de ensino superior do Brasil, analisando estudos publicados em periódicos brasileiros entre os anos de 2017-2021, a fim de averiguar os pontos de similaridades no que tange a importância da aprendizagem informal nas organizações analisadas. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo, com delineamento exploratório-descritivo, a partir de uma revisão integrativa da literatura. Os resultados adquiridos na pesquisa notou-se que existe um consenso entre os autores analisados quanto à importância da aprendizagem informal, como facilitadora efetiva do desenvolvimento de novas competências e vantagem competitiva, além de em ambiente onde se estimula a aprendizagem é possível identificar que há boas trocas de conhecimentos, tácitos e explícitos, o que acaba gerando de uma inovação de processo organizacionais.

Published

2021-07-04