PATENTES FARMACÊUTICAS E O ACESSO A VACINAS EM PAÍSES DO SUL GLOBAL

UM ENFOQUE BRASILEIRO

Autores

Resumo

Motivado pelo contencioso de patentes farmacêuticas observado durante a pandemia de Covid-19, o presente estudo tem como objetivo analisar a disputa norte-sul neste contencioso durante o período pandêmico. Através de um método de pesquisa qualitativo-exploratório, estruturado através de uma revisão bibliográfica que reuniu documentos oficiais, artigos acadêmicos e jornalísticos, o estudo adota como base teórica argumentos de autores da economia política internacional (EPI).  Como resultado da análise, foi possível observar que apesar dos tratados internacionais serem de suma importância para a manutenção da ordem no Sistema Internacional, em momentos de exceção como o da pandemia de Covid-19 entre os anos de 2020 e 2023, essas tratativas não foram suficientes para diminuir as assimetrias de poder entre os países do Norte e Sul Global, acarretando em quebras de patentes e contenciosos diplomáticos entre as nações.

 Palavras-chave: Patentes Farmacêuticas; Propriedade Intelectual; Tratados Internacionais; Sul Global; Organizações Internacionais.

Biografia do Autor

Eduardo Russo, COPPEAD/UFRJ

Doutor em Administração de Empresas pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Pós-Doutorado (em curso) pela mesma instituição. 

Manoela Barros, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Defesa e Gestão Estratégica Internacional, Instituto de Relações Internacionais e Defesa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

09-12-2025

Edição

Seção

Artigos