PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA SOBRE O TRATAMENTO HUMANIZADO DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS
Resumo
INTRODUÇÃO: A hospitalização infantil traduz-se em uma experiência difícil que revela a importância da humanização nos atendimentos neste ambiente. OBJETIVO: Conhecer a percepção de estudantes de Fisioterapia nas estratégias de humanização durante o tratamento de crianças hospitalizadas. MÉTODO: Foi realizado um estudo observacional transversal com dados coletados utilizando um questionário elaborado através do Microsoft Forms. Este instrumento foi composto por perguntas objetivas e subjetivas, com o intuito de analisar a utilização de estratégias humanitárias e lúdicas por estudantes do curso de Fisioterapia durante o período de atuação no estágio supervisionado e/ou participação em um projeto de extensão no Setor Pediátrico de um hospital público estadual. RESULTADOS: Foram incluídos 26 estudantes nesta amostra, onde cerca de 92,3% (n=24) dos entrevistados afirmaram ter aplicado o tratamento de forma humanizada e que consideram importante este tipo de conduta. Em relação à frequência de aplicação, foi visto que cerca de 65,4% da amostra fez o uso deste tipo de tratamento com frequência semanal. Do total de estudantes entrevistados, 88,5% (n=23) afirmaram ter aplicado a conduta de forma humanizada utilizando o lúdico. Os estudantes atribuíram a nota média 8,8 à forma humanizada com trataram estas crianças hospitalizadas. CONCLUSÃO: Conclui-se que os estudantes de Fisioterapia entrevistados fizeram uso do tratamento humanizado como estratégia nos atendimentos, em conjunto ao lúdico, com frequência semanal e que consideram que o tratamento humanizado é de primordial importância na atuação do profissional ou estagiário de Fisioterapia. Contudo, estima-se a necessidade de novos estudos que abordem a problemática, a fim de comtemplar o cuidado humanizado nas unidades hospitalares pediátricas brasileiras.