A SEGURANÇA DO CLIENTE IDOSO EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA FRENTE À ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Resumo
Objetivou-se avaliar a segurança do cliente em instituição de longa permanência para idosos frente à assistência de enfermagem. Neste sentido buscou-se identificar o quanto a equipede enfermagem está preparada para desenvolver um trabalho direcionado ao cliente em uma instituição de longa permanência para idosos de Aracaju/SE. Participaram da pesquisa, os 6 profissionais da equipe de enfermagem, sendo um enfermeiro e 5 técnicas de enfermagem. Utilizou-se para coleta de dados um instrumento semiestruturado a fim de avaliar as medidas implementadas pela equipe para manter a segurança do cliente. Constatou-se que 83,3% dos profissionais afirmaram que a Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária n° 283/2005 é praticada na instituição
do estudo. Diante da ocorrência de alguma lesão no cliente, 66,6% dos indivíduos citaram que não se sentem responsáveis. Conclui-se que os profissionais estão engajados na segurança do idoso na instituição, porém sentem deficiência no quadro de profissionais de
enfermagem para suprir a necessidade da clientela.