O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA ATUAÇÃO NO NASF
Abstract
Dentre os diversos atores inseridos nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), o profissional de Educação Física desenvolve uma atuação conjunta na equipe, através de ações como o apoio matricial, ou para o seu núcleo de formação, a exemplo da oferta das práticas corporais na comunidade. Porém, percebe-se que o processo de formação profissional aponta fragilidades que distanciam o aluno do entendimento e atuação neste setor, por estar centrado na área biomédica, com ênfase nos esportes e, consequentemente, com poucas disciplinas voltadas para apreensão de conhecimentos no âmbito da Saúde Coletiva. Nesse sentido, o presente
estudo objetivou analisar a estrutura curricular do curso de Educação Física-Bacharelado de Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado de Sergipe para atuação na atenção primária, por meio do NASF. Trata-se de uma pesquisa descritiva e documental. Os resultados evidenciam que na estrutura curricular são ofertadas, minimamente, disciplinas voltadas para apreensão do conhecimento frente à Saúde Pública e Saúde Coletiva, bem como estágios que não direcionam o aluno para atuação neste campo, sendo sua formação estritamente pautada em uma abordagem curativa e terapêutica, sobretudo, para grupos de risco, por meio de protocolos
médico-centrados. Conclui-se que as instituições formadoras não têm feito a devida incorporação de disciplinas indispensáveis em suas estruturas curriculares para o processo formativo de futuros profissionais de Educação Física para atuarem de maneira eficaz nos serviços públicos de saúde, levando-se aqui em consideração, especificamente, o NASF.