EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE ENFRENTAMENTO DAS DOENÇAS RENAIS CRÔNICAS

Authors

  • Ruth Cristini Torres
  • Marcel Vinicius Cunha Azevedo
  • Joseane Santos Vieira
  • Gilvantônia Bispo dos Santos

Abstract

As doenças renais crônicas são as causas mais importantes de morte em escala mundial, configurando um problema de saúde pública relevante. Diante deste cenário, as intervenções de enfermagem ganham destaque, bem como as estratégias educativas. Objetivou-se conhecer, a partir da produção literária, o papel do enfermeiro nas ações de educação em saúde voltadas para o enfrentamento das doenças renais crônicas. Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, abrangendo artigos científicos em português, com texto completo, publicados no período de 2014 a 2018, por meio da busca científica nas bases de dados da Literatura Latino-Americana em Ciências de Saúde (LILACS), Bases de Dados em Enfermagem (BDENF), e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE). Foram identificados 70 (100%) artigos científicos na primeira combinação de descritores aplicando-se os critérios de inclusão, destes, 52 (72,2%) passaram pela etapa de análise, sendo 19 (27,1%) artigos incluídos no estudo, após a categorização nos eixos temáticos: educação em saúde, enfrentamento das doenças renais crônicas e assistência de enfermagem. Constatou-se que, nos últimos anos, as publicações científicas referentes à temática proposta vêm apontando que as doenças renais crônicas podem trazer diversas complicações, sendo a educação em saúde e a assistência de enfermagem de qualidade as principais estratégias para a prevenção e o enfretamento das destas doenças. No contexto saúde/doença, o enfermeiro exerce um papel relevante, pois atua como mediador de informações sobre a doença, sua cronicidade, orientando sobre fatores de riscos, complicações, autocuidado e importância de mudanças no estilo de vida.

Published

2025-01-29

Issue

Section

Artigos