PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: A VISÃO DOS FUNCIONÁRIOS
Abstract
A escola se configura como um cenário para ações de saúde. Assim, o Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído afim de promover a aquisição de práticas que visem à promoção, manutenção e recuperação da saúde do escolar e dos sujeitos do contexto e realidade da escola, como a comunidade em que está inserida e os funcionários da mesma. Quando questionados sobre o PSE, grande parte desses funcionários demonstra-se passiva em relação às propostas estabelecidas e com pouco conhecimento, conceituando o programa de forma parcial e superficial. Este estudo objetivou conhecer a visão dos funcionários em relação à implantação do Programa Saúde na Escola – PSE no seu ambiente de trabalho. Trata-se de um estudo descritivo, observacional, realizado no período de agosto a dezembro de 2017, onde funcionários de um colégio da rede pública de ensino da cidade de Aracaju, Sergipe, foram submetidos a uma entrevista com questionamentos sobre o PSE e as orientações e informações que receberam quanto ao programa.
Posteriormente todos os dados foram transferidos para uma planilha no Microsoft Excel para análise estatística. Evidenciou-se que 73,9% dos entrevistados conhecem o significado do Programa de Saúde na Escola, ainda que 93,5% desses não tenham realizado nenhuma capacitação sobre o programa. Assim pretende-se exibir a opinião deste público com o intuito de contribuir para estudos,
pesquisas voltadas para essa área, fortalecimento de ações de promoção de saúde e intensificação de conhecimentos, mediante os 89,1% que afirmam haver necessidade de maiores informações e orientações quanto ao Programa de Saúde na Escola.