ANÁLISE QUALITATIVA DO CONHECIMENTO E ATITUDES DE PACIENTES COM DIABETES MELLITUS ACOMPANHADOS NO CENTRO DE SAÚDE ESCOLA LAPA (CSE-LAPA)

Authors

  • Mariana Cristina Costa e Santos
  • Marcelle Pereira de Menezes Camara
  • Bianca de Avila Lima
  • Julianna Fonseca Marcelino Queres
  • Giselle Fernandes Taboada

Abstract

Iniciativas para promover educação e melhora da qualidade de vida dos pacientes com Diabetes Mellitus (DM) são eficazes. Para otimizar resultados, estas iniciativas devem atender às necessidades específicas do grupo de pacientes. Neste sentido, o presente estudo teve o objetivo de realizar uma análise qualitativa dos conhecimentos e atitudes de pacientes com DM. Foram avaliados pacientes com DM acompanhados no CSE-LAPA e utilizados dois questionários padronizados, Diabetes Knowledge (DKN-A) e Diabetes Attitudes (ATT-19). É considerado um conhecimento satisfatório quando a pontuação no DKN-A é maior que 8 e uma atitude positiva quando a pontuação no ATT-19 é maior que 70. Foram incluídos 97 pacientes. A mediana de idade foi 63 anos e a mediana de tempo de doença foi de 5 anos. Com relação aos questionários, a mediana de acertos no DKN-A foi 8 e a pontuação no ATT-19 66. No DKN-A as perguntas com menor percentual de acertos (menos de 30%) envolviam temas como: manejo da hiperglicemia, hipoglicemia, cetonas e substituições alimentares. No ATT-19, as afirmativas “Se eu não tivesse DM, eu seria uma pessoa bem diferente” e “A maioria das pessoas tem dificuldade em se adaptar ao fato de ter DM” receberam os maiores percentuais de concordância (mais de
69%) – revelando uma atitude negativa. A análise qualitativa de conhecimentos e atitudes permitiu conhecer melhor a população em atendimento e evidenciar aspectos que carecem de ações educativas para capacitação destes pacientes nos cuidados com sua própria doença.

Published

2025-01-29

Issue

Section

Artigos