Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

A Revista Integrare tem como missão contribuir para o diálogo acadêmico-científico com
a divulgação de trabalhos inéditos nas mais diversas áreas do conhecimento. Ela os
publicará sob a forma de artigos, cartas ao editor, ensaios, entrevistas, pareceres e
resenhas de livros.


1 - Origem dos trabalhos
Os trabalhos podem ser de origem diversa, tais como divulgação de pesquisa, estudos
de caso, relato de experiências profissionais, reflexões teóricas, revisão crítica da
literatura e notas técnicas.


2 - Apreciação dos trabalhos
§ Os trabalhos serão apreciados, primeiramente, pela comissão editorial e, se estiverem
de acordo com as normas da Revista e forem considerados como potencialmente
publicáveis, buscarão pareceres de consultores ad-hoc. Os autores serão notificados da
aceitação ou recusa de seus trabalhos.
§ Modificações no texto poderão ser solicitadas pela Comissão Editorial/Coordenação
da Revista. O autor será notificado e encarregado de fazê-las, devolvendo o trabalho
reformulado no prazo máximo estipulado pela coordenação da Revista.

3 Forma de apresentação dos originais
Obs.: todas as informações aqui presentes têm como base as normas da ABNT
(Associação Brasileira de Normas Técnicas). As normas da ABNT, sempre na última
versão, também devem seguidas nos casos aqui não contemplados (referências etc.).

3.1 Orientações gerais
Os artigos devem ser digitados em processador de texto word, fonte Arial, tamanho 12,
entrelinhamento 1,5, margens superior e esquerda: 3,0 cm, inferior e direita, 2,0 cm,
com até 20 páginas, incluindo figuras, tabelas, fotos e referências de fontes consultadas.
Citações

As citações diretas (também chamadas de textuais) com mais de três linhas deverão
ser digitadas em parágrafo próprio, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com
entrelinhamento simples, tamanho 10, sem aspas. As citações diretas com até 3 linhas
devem ser digitadas entre aspas, no próprio corpo do texto. Cabe ressaltar que as
citações diretas devem sempre ser acompanhadas de suas respectivas fontes
(sobrenome do autor: em letras maiúsculas, se estiver dentro de parênteses; normal, se
fora de parênteses; ano de publicação da obra e página da qual a citação foi extraída,
sempre entre parênteses. Esses elementos devem ser separados por vírgula).
As citações indiretas (ou livres), através de textos parafraseados, são digitadas
normalmente no corpo do texto, sem aspas, acompanhadas de suas respectivas fontes
(sobrenome do autor: em letras maiúsculas, se estiver dentro de parênteses; normal, se
fora de parênteses; ano de publicação da obra, sempre entre parênteses).
A citação de citação deve ser usada com parcimônia, devendo-se privilegiar a utilização
de fontes as quais se teve acesso. Quando utilizada, a citação de citação deve seguir
as normas de citação direta ou indireta, sendo que a indicação da fonte deverá estar
sempre entre parênteses, usando-se, antes do sobrenome do autor, a expressão apud
para caracterizá-la.

Ordem de apresentação dos elementos do trabalho
Título e subtítulo (se houver) em português.
Nome do autor do artigo com as respectivas credenciais em rodapé.
Resumo e palavras-chave em português.
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Título e subtítulo (se houver) em inglês.
Resumo e palavras-chave em inglês.
Referências
Obs.: todas essas seções, incluindo seus títulos, devem ser separadas por uma linha
em branco, para que fiquem bem separadas umas das outras. Como exceção, colocase
duas linhas em branco entre o ‘nome do autor’ do artigo e o título ‘resumo’.
Título: deve ser claro e preciso, digitado em letras maiúsculas, negritadas e
centralizadas.
Subtítulo: se houver, deverá estar claramente subordinado ao título e ser digitado logo
após, antecedido de dois pontos, em letras normais, negritadas,
Autor: à direita da página (recuo esquerdo de ~ 8cm); o nome é seguido de chamada
para nota de rodapé (indicado por asterisco) na primeira página, onde estarão as
credenciais acadêmicas do Resumo e palavras-chave em português
O título ‘RESUMO’ deve ser digitado em letras maiúsculas, negritadas e centralizadas.
O texto do resumo deve ter entre 150-250 palavras, ser digitado em bloco único, sem
recuo de parágrafo, com entrelinhamento 1,5.
O título ‘PALAVRAS-CHAVE’ deve ser digitado em letras maiúsculas e negritadas. As
palavras ou expressões (entre 3 e 5) devem vir logo após, antecedidas de ‘dois pontos’,
separadas entre elas por ‘ponto final’.
O título ‘INTRODUÇÃO’ deve ser digitado em letras maiúsculas, negritadas e
centralizadas.


Desenvolvimento do texto, com a exposição das ideias ou dos relatos das experiências
práticas realizadas, sempre acompanhados das citações das fontes pesquisadas, visto
que se trata de artigo que é científico. Notas de rodapé devem ser
O título ‘CONCLUSÃO’ ou ‘CONSIDERAÇÕES FINAIS’ deve ser digitado em letras
maiúsculas, negritadas e Título e subtítulo (se houver) em inglês, com as mesmas características gráficas descritas acima para o título e subtítulo em português.
Resumo e palavras-chave em inglês, com as mesmas características gráficas descritas
acima para o resumo e palavras-chave em português.


O título ‘REFERÊNCIAS’ deve ser digitado em letras maiúsculas, negritadas e
centralizadas. Devem ser elencadas as fontes efetivamente pesquisadas para a
construção do artigo, ordenadas alfabeticamente, alinhadas à esquerda, com
entrelinhamento simples na mesma referência e com uma linha em branco entre
Observações importantes:
Os artigos apresentados devem ser inéditos.
Os trabalhos publicados, conforme definido pelo Art. 53 da Lei do Direito Autoral - n.
9016/98, são de propriedade da Revista Integrare, ficando proibida a reprodução,
mesmo que parcial, em outros periódicos e a tradução para outro idioma, sem a
autorização.
Junto com os artigos devem ser enviados: Formulário de cessão de direitos autorais,
contendo a(s) assinatura(s) do(s) autor(es), e Aceite de Comitê de Ética que ateste, em
caso de trabalhos realizados com seres humanos, que os procedimentos éticos exigidos
foram
Devem ser indicados o endereço completo e telefone do(s) autor(es) (estas informações
não são divulgadas no artigo).

* A submissão deve ser realizada pelo próprio sistema da revista. Em hipótese alguma serão aceitos artigos por e-mail.

REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e
documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. 3. ed. Rio de Janeiro, 2011.


____________NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos:
apresentação. 2. ed. Rio de Janeiro, 2006. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e
documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002a.


___________. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos:
apresentação. Rio de Janeiro, 2002b.

___________. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de
Janeiro, 2002c.

____________. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos:
apresentação. Rio de Janeiro, 2001.
SILVA, José Maria da; SILVEIRA, Emerson Sena da. Apresentação de trabalhos
acadêmicos: normas e técnicas. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

 

Um(a) autor(a) poderá publicar durante o período de um ano até duas vezes.

Artigos

Política padrão de seção

Privacy Statement

When registering on this platform, for the purpose of publishing articles or participating in the editorial process in scientific journals, the personal data of registered users will be stored in order to enable the use of the system. In addition, the user, when submitting their articles for possible publication, is aware and agrees that the personal data that may appear in the submitted document will become publicly accessible from the moment of publication.