FAQ

FAQ Periódicos Estácio

Última atualização: 10/12/2021 10:19

Pergunta: Usuário – Perdi / esqueci minha senha e não consigo recuperá-la, como devo proceder ?

Resposta: Recuperar sua senha é um processo de três etapas:

  • Abra o website da revista. Solicite uma nova senha: clique no link “Acesso” na parte superior da barra de navegação, na tela aberta clique no link “Esqueceu a senha”  e na página seguinte, insira seu endereço de e-mail e clique em “Redefinir senha” .
  • Verifique seu e-mail e confirme sua solicitação: Você precisa verificar sua caixa de entrada de e-mail para receber um e-mail de confirmação perguntando se você realmente solicitou sua senha para ser redefinida. Quando você clica no link incluído no e-mail, você será levado de volta para o periódico em questão, e o sistema lhe enviará uma nova senha por e-mail. Essa senha tem uma validade curta, então, realize a operação o mais breve possível.
  • Recuperar Nova Senha e Efetuar Login: Você deve verificar novamente seu e-mail quanto à senha que acaba de ser enviada para você. Ele terá sido gerado automaticamente; você pode usá-lo para fazer login e redefinir sua senha para algo que você possa lembrar com mais facilidade. O sistema solicitará automaticamente que você preencha uma nova senha.

Pergunta: Usuário – Estou tendo problemas para fazer o login – depois de tentar fazer o login, sou encaminhado de volta à página de login.

Resposta: Este é provavelmente um problema com as configurações de privacidade do seu navegador. Nosso software requer que os cookies estejam ativados em seu navegador para você fazer o login. Se você não souber como ativar os cookies, tente selecionar uma configuração de segurança mais baixa (como “Média” no Internet Explorer) ou tente um navegador diferente. Se você ainda tiver problemas, informe-os ao suporte da TI.


Pergunta: Usuários – Autores não conseguem se cadastrar pois o “site avisa que não está aceitando o cadastro de novos autores no momento”. Por que isso está acontecendo e como resolver?

Resposta: Isso está ocorrendo porque a opção “O Gerente da Revista é responsável por cadastrar todos os usuários, permitindo a editores e editores de seção cadastrar avaliadores” na área Painel de controle > Usuários & Papéis > Opções de Acesso ao Site. Desabilite essa opção e o problema será resolvido.


Pergunta: Sou editor de uma revista e gostaria de saber se é possível carregar um arquivo de artigo sem passar por todo fluxo editorial?

Resposta: Sim. Crie a edição futura com os dados de publicação. Ex. volume, número, etc. Depois, visualize esse Plugin em Ferramentas > Exportar/Importar > Submissão rápida. Clique no link e siga o passo a passo.


Pergunta: Website – Como faço para adicionar Notícias ou Chamadas de submissões para que apareçam na página principal da revista? Como faço para editar ou remover Notícias?

Resposta: Estando no Painel de Controle, observe que há um item denominado “Notícias”. Clique em Notícias e, em seguida, em Incluir Notícia. Uma nova janela se abrirá. Inclua o Título da Notícia, uma Introdução da mesma e, mais abaixo, inclua o Corpo da Notícia (texto completo). Caso seja uma Chamada de artigos, inclua no texto o link para a Submissão de trabalhos. É possível também determinar uma data para que a notícia deixe de ser exibida denominada “Expira em”. Caso haja notícias publicadas, clique na setinha azul da Notícia para “Editar” ou “Remover”. Para verificar o histórico de Notícias publicadas, utilize o seguinte caminho:  Configurações > Website > Clique na aba “Configurar” ao lado da aba “Aparência”. Será aberto um Menu com algumas opções, dentre as quais estão as “Notícias”.  Nessa opção, é possível criar o título da Notícia, uma introdução da mesma e, mais abaixo, o corpo da notícia. É possível também determinar uma data para que a notícia expire e o número de notícias a serem exibidas no Website da revista.


Pergunta: Publicamos uma edição de 2019 em 2021. Devo ajustar a data de publicação com o ano da edição para que combinem ou deixo como está?

Resposta: Sim. Sempre que publicar uma edição em atraso (ex. edição de 2019 publicada em 2021), deve ajustar a data de publicação para que combine com o ano da edição.


Pergunta: As edições anteriores (Arquivos) da revista estão fora de ordem. Como ordenar?

Resposta: É possível ordenar as edições em Painel de Controle > Edições anteriores > Ordenar. Com o mouse, arraste a edição até o local certo. Ao final, clique embaixo em “Concluído”. Entretanto, caso haja erros de data de publicação, o ordenamento deve ser realizado na data de publicação.


Pergunta: Website – Como faço para inserir as Referências, para que apareçam na página de cada artigo da revista?

Resposta: Para inserir as referências, primeiramente é preciso habilitar essa configuração. Estando no Painel de Controle, clique em Configurações > Fluxo de Trabalho > Submissão > Metadados , desça com o cursor até o item “Referências” = clique na caixa de seleção do item para habilitá-lo. Depois, esse campo deve aparecer para você e para os autores nos metadados dos artigos.


Pergunta: Submissões – Quero que o próprio autor preencha as palavras-chave no momento da submissão do artigo. Como faço isso?

Resposta: Para habilitar o aparecimento do campo Palavras-chave no formulário de submissão, vá ao Painel de Controle e clique em Configurações > Fluxo de Trabalho > Submissão > Metadados . Desça com o cursor até o item Palavras-chave e habilite essa opção.


Pergunta: Submissões – Há alguns artigos na seção “submissões” que não estão na fila, mas sim “ativos”. O que significa isso?

Resposta: Em Submissões há quatro abas com informações:

  1. Fila – apenas as submissões designadas a mim.
  2. Submissões não designadas – todas as submissões ainda não designadas.
  3. Ativos – todas as submissões em qualquer das quatro etapas editoriais.
  4. Arquivo – submissões arquivadas.

Pergunta: Quero atualizar a lista de itens de verificação das submissões mas não sei onde fazer isso.

Resposta: Para alterar, incluir ou excluir os itens da Lista de verificação da Submissão, vá em Painel de Controle e clique em Configurações > Fluxo de trabalho > Submissão > Lista de Verificação.


Pergunta: Website – Como faço para adicionar Notícias ou Chamadas de submissões para que apareçam na página principal da revista? Como faço para editar ou remover Notícias?

Resposta: Estando no Painel de Controle, observe que há um item denominado Anúncios ( logo abaixo de Edições). Se ele não aparece, você precisa habilitar o módulo de notícias utilizando o seguinte caminho:  Configurações > Website >  Configurar  ( ao lado da aba Aparência ). Será aberto um Menu com algumas opções, dentre as quais estão as Notícias.  Nessa opção, é possível Habilitar as notícias, digitar um texto introdutório, ou qualquer informação desejada a ser exibida aos leitores na página de notícias e o número de notícias que devem aparecer na página principal. Após clicar em Salvar o item Anúncios  deve aparecer no seu menu.  É possível também determinar uma data para que a notícia expire e o número de notícias a serem exibidas no Website da revista. Clique em Anúncios e, em seguida, em Incluir Notícia. Uma nova janela se abrirá. Inclua o Título da Notícia, uma Introdução da mesma e, mais abaixo, inclua o Corpo da Notícia (texto completo). Caso seja uma Chamada de artigos, inclua no texto o link para a Submissão de trabalhos. É possível também determinar uma data para que a notícia deixe de ser exibida denominada “Expira em”. Caso haja notícias publicadas, clique na setinha azul da Notícia para “Editar” ou “Remover”.