PROGRAMA ECOESCOLA:

UMA ABORDAGEM AMBIENTAL NO COTIDIANO DAS ESCOLAS

Autores

Resumo

A pesquisa buscou analisar a existência de relações de aproximação ou afastamento entre o programa Ecoescola e a Teoria da Educação Ambiental Crítica, defendida por Reigota e Paulo Freire. Para tanto, buscou-se elucidar o que vem a ser a Educação Ambiental Crítica para os referidos autores e, em seguida, analisar o conteúdo dos documentos dispostos no sítio do programa governamental citando as relações de aproximação ou afastamento, concluindo que, embora insuficientes, os documentos demonstram a aproximação, evidenciando que o programa Ecoescola se alinha com a Teoria da Educação Ambiental Crítica, ao se identificar nos documentos expostos pelo programa em seu sítio eletrônico a presença de reflexões críticas de artigos que abordam as disposições da BNCC.

Biografia do Autor

Felipe Luiz de Moura Oliveira, Centro Universitário Unihorizontes

Mestrando em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes

Professor das redes Municipal de Belo Horizonte e estadual de Minas Gerais

José Cecílio Neto e Lopes, Centro Universitário Unihorizontes

Mestrando em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes

Professor da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais

Alyce Cardoso Campos, Centro Universitário Unihorizontes

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Professora do Mestrado Acadêmico em Administração do Centro Universitário Unihorizontes

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Publicado

27-06-2024