REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM INOVADORA PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM FARMÁCIA
Palavras-chave:
Redes sociais, Divugalção científica, Engajamento estudantil, Uso off-label de medicanetosResumo
O uso estratégico das redes sociais como metodologia de ensino permite uma maior interação entre alunos e professores, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e engajado. Neste trabalho relatamos a experiência do uso dos aplicativos Instagram e TikTok para a divulgação científica por discentes do curso de Farmácia de um Centro Universitário em Brasília, Distrito Federal. Foi utilizada uma abordagem metodológica participativa e interdisciplinar que desafiou os discentes a elaborarem roteiros e produzirem vídeos sobre o uso off label de medicamentos. Os discentes foram divididos em equipes e produziram três publicações durante o semestre, resultando em engajamento e satisfação dos estudantes. Os vídeos tiveram impacto positivo, ampliando conhecimento e desenvolvendo raciocínio crítico. Os resultados destacaram o potencial das redes sociais como ferramentas eficazes para a divulgação científica, engajamento e conscientização, induzindo maior interesse nos discentes além de desenvolver um caráter crítico sobre os temas abordados.