Preconceito racial e discriminação: desafios e possibilidades nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Rosalina Rodrigues de Oliveira Centro Universitário Estácio de Brasília
  • Marcelo Fabiano Rodrigues Pereira Centro Universitário Estácio de Brasília
  • Elisângela da Cunha Santana Centro Universitário Estácio de Brasília

Palavras-chave:

Prática Docente, Estratégias Didáticas, Discriminação Racial

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar as estratégias didáticas que o professor tem utilizado no 5º ano do Ensino Fundamental, para enfrentamento do preconceito e a discriminação racial. Este estudo foi realizado em uma escola pública do DF por considerá-la um campo que atende às expectativas dos pesquisadores em relação ao objeto de estudo. Em vista disto, optamos por uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo bibliográfico e pesquisa de campo. Utilizou-se a entrevista e a observação como instrumentos de geração de dados. Os sujeitos da pesquisa foram professores do 5ºano do Ensino Fundamental, que atuam na regência na referia escola. A análise e discussão de dados foram realizadas por meio da técnica de análise de conteúdo. Entre os resultados desvelados
por esta pesquisa, foi possível perceber que os desafios enfrentados, no tratamento da diversidade racial na escola são: a necessidade de ampliação do debate, no âmbito escolar, principalmente entre os docentes; a urgência de avanços na construção de um plano de prevenção; elaboração de intencionalidades pedagógicas, isto é, uma militância de enfrentamento do racismo e discriminação no ambiente escolar.

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Publicado

2019-12-01

Edição

Seção

Artigos