Análise da tomada de decisão e do conhecimento tático declarativo de atletas escolares masculinos de voleibol: comparação entre situações de ataque

Autores

  • Rivanildo Constantino dos Santos Centro Universitário Estácio de Brasília
  • Richard Xavier da Fonseca Centro Universitário Estácio de Brasília
  • Gustavo de Conti Teixeira Costa Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Lucas Samuel Tessutti Centro Universitário Estácio de Brasília
  • Marcus Tulius de Paula Senna Centro Universitário Estácio de Brasília
  • Henrique de Oliveira Castro Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Palavras-chave:

Voleibol, Cognição, Atletas Escolares

Resumo

Os jogos esportivos coletivos (JEC), caracterizam-se por mudanças frequentes que exigem que os praticantes tomem decisões táticas. O conhecimento tático declarativo (CTD) define-se como a verbalização de situações táticas do jogo, e a tomada de decisão (TD) é a capacidade em escolher uma entre diferentes opções em um determinado tempo/momento. Objetiva-se analisar o CTD e a qualidade da TD de atletas de voleibol escolares masculinos, comparando-se duas situações de ataque: ataque de extremidade (AE) e ataque de
central (AC). Participaram 20 atletas escolares masculinos de voleibol (idade média de 16,6±1,1 anos; tempo de treino de 2,8+1,6 anos), que analisaram 12 situações de ataque (seis de AE e seis de AC) do Teste de Conhecimento Tático Declarativo do Voleibol (TCTD:VB), verbalizando a decisão (TD) e a justificativa das suas respostas (CTD). Observa-se que houve diferença significativa na quantidade de respostas corretas (TD) [t(30,707)=2,082; p=0,046], sendo maior para as situações de AE quando comparadas às situações de AC.
Conclui-se que a TD foi melhor nas situações de ataque quando ocorrem pela extremidade. 

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Publicado

2018-10-08

Edição

Seção

Artigos