COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA A EFETIVAÇÃO DE ESTAGIÁRIO: ESTUDO EM DOIS BANCOS PRIVADOS NO DF
Palavras-chave:
Gestão de Pessoas, Estágio, Estagiário, BancosResumo
Este trabalho, com foco em administração e linha de pesquisa em gestão de pessoas, busca identificar quais são as principais competências (conhecimento, habilidades e atitudes) mais consideradas no momento da efetivação do estagiário em dois Bancos
privados do DF, possibilitando assim que as instituições escolham os estagiários que possuam as competências certas para que possam desenvolver um trabalho de sucesso, e possam ser de fato grandes talentos. A pesquisa de campo foi realizada
em dois bancos privados do DF que possuem estagiários em seu quadro de funcionários, por meio de questionário composto por 21 competências, divididas igualmente em três blocos sendo, competências técnicas, competências comportamentais orientadas para resultado e competências comportamentais orientadas para clientes, além de quadro perguntas de perfil sendo elas sexo, idade,
formação e tempo de trabalho no banco. Os respondentes classificaram as afirmativas utilizando a seguinte escala likert: 1 – nenhuma importância; 2 – pouca importância; 3 – importância considerável; 4 – muita importância. A pesquisa de campo foi aplicada
entre os dias 3 e 7 de Outubro de 2014. Por meio deste trabalho foi possível confirmar a seguinte hipótese, as competências comportamentais orientadas para os clientes possuem mais importância que as demais no momento de efetivar o estagiário de
acordo com os respondentes.