A RELEVÂNCIA DA PERCEPÇÃO DA LINGUAGEM CORPORAL NA ESCOLA

Autores

  • Bárbara Ghesti de Jesus
  • Zenaide dos Reis Borges Balsanulfo de Oliveira

Palavras-chave:

Comunicação, Linguagem Corporal, Percepção

Resumo

Este trabalho visou à análise da importância da percepção do professor quanto à linguagem corporal de seus alunos no cotidiano escolar. Esta linguagem é inconsciente, sua percepção necessita de um olhar apurado, cuidadoso, ciente de que o corpo fala. A percepção da linguagem corporal permite descobrir a individualidade de cada um dos alunos. Assim, o docente pode traçar estratégias em sua metodologia e privilegiar as diversas maneiras de oferecer os conteúdos, utilizando-se dos mais variados instrumentos de ensino, atendendo às mais variadas formas de aprendizagem. Este trabalho teve como objetivos específicos a definição do conceito de linguagem corporal e a descrição de sua ocorrência na escola com intuito de demonstrar que a leitura da linguagem corporal é de suma importância no cotidiano escolar. Por meio dela, o professor pode obter relevantes informações, tanto sobre as atividades escolares como possíveis situações adversas pelas quais um aluno possa estar passando, e assim conhecer as facilidades, as dificuldades, os medos, o contexto do aluno e tudo aquilo que dificilmente seria expresso de maneira verbal.

Downloads

Publicado

2011-01-17

Edição

Seção

Artigos