IDENTIFICANDO AS SUBDIMENSÕES DA ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO INTERNO QUE AFETAM A SATISFAÇÃO DOS EMPREGADOS DO SETOR PORTUÁRIO
UM ESTUDO DE CASO NA CODESA
Resumo
As organizações têm buscado a melhoria em seu desempenho de forma a desenvolver vantagem competitiva. Nesse contexto organizacional o fator humano assume um papel significativo para que a tão desejada competitividade e produtividade seja alcançada (MARAFUGA, 2012). Estudos demonstram que em organizações públicas a Orientação para o Mercado Interno está associada à satisfação no trabalho, mas é necessária a continuidade na investigação da mesma em órgãos públicos (BENEVENUTE, 2016). Sendo assim, esse estudo tem por finalidade identificar quais as subdimensões da OMI afetam a satisfação no trabalho utilizando como campo de estudo os colaboradores da Codesa - Companhia Docas do Espírito Santo. A coleta de dados foi realizada através de questionário estruturado com base no modelo de Gounaris (2006), suprimidas duas subdimensões não aplicáveis. O questionário foi respondido por 204 servidores da Codesa. A empresa foi escolhida devido à importância dos serviços da mesma cujos resultados afetam a economia no Estado. Sendo assim, o nível de satisfação dos colaboradores é relevante para a prestação de serviços mais efetivos. Os resultados dessa pesquisa demonstram que os servidores percebem que existe baixa orientação para o mercado interno na Codesa. Os resultados confirmam o exposto em literatura que há relação direta da satisfação no trabalho com a OMI. Confirmam ainda o exposto em estudos anteriores que em instituições públicas há baixa orientação para o mercado interno. A pesquisa demonstra que a satisfação no trabalho na Codesa está sendo influenciada pela identificação das expectativas dos empregados e descrição adequada do trabalho.
Palavras-chave: Orientação para o Mercado Interno. Setor público. Satisfação no Trabalho.