O PLANEJAMENTO DE CAMPANHA

Autores

  • Lúcio César Loyola

Resumo

O planejamento de campanha. O presente artigo se propõe a levantar, pensar e questionar
as razões pelas quais não foram encontradas literaturas de base abordando o tema Planejamento de
Campanha, escritas por profissionais da publicidade e propaganda, com formação continuada específica
nessa área de concentração e a partir de estudos e pesquisas realizadas em programas de pósgraduação em comunicação, validados pelo MEC, capazes de definir, normatizar e nortear o campo da
atuação desses profissionais nas agências de publicidade. Pressupõe-se que o Planejamento de
Campanha vem sendo realizado e colocado em prática, nas agências de publicidade e propaganda de
modo empírico, a partir de experiências práticas vividas anteriormente, que vão passando de geração
para geração, e/ou a partir dos pressupostos teórico- metodológicos oferecidos por profissionais com
formação em outras áreas de concentração, como administração, direito e marketing, conforme pudemos
constatar em nossos estudos e pesquisas. O que reforça a quantidade de informações e orientações
errôneas e equivocadas, sobre esses assuntos, que são oferecidas para os alunos que realizam um
curso de publicidade e propaganda numa Instituição de Ensino Superior. Fato que afeta diretamente na
qualidade de atuação do profissional egresso no mercado de trabalho e contribui para a perpetuação de
mitos, inverdades e preconceitos em relação à publicidade e propaganda.
Palavras-chave: Planejamento de campanha; publicidade; comunicação.

Downloads

Publicado

07-03-2022

Edição

Seção

Artigos