GESTÃO DA INFORMAÇÃO E COMPORTAMENTO HUMANO

UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Leonardo Cassa de Oliveira
  • Jane Gonçalves Fissicaro Procópio

Resumo

Gestão da informação e comportamento humano: um estudo de caso. Este estudo
objetivou descobrir porque uma empresa que possui um sistema integrado de atendimento não possui um
armazenamento e compartilhamento de algumas informações que deveriam circular por esse sistema. O
referencial teórico utilizou como base autores como Nonaka e Takeuchi (1997), Tarapanoff (2004), Choo
(2003), Davenport (1998) e outros no sentido de demonstrar que informação e conhecimento
organizacional são diferenciais competitivos no cenário mundial. A partir dessa base teórica foi possível
conceituar informação, conhecimento, conhecimento organizacional, gestão da informação, inteligência
nas organizações, cultura e comportamento informacional. As entrevistas em profundidade permitiram que
sentimentos e atitudes fossem revelados, desvendando dessa maneira o comportamento dos funcionários
diante do sistema integrado de atendimento. A influência do ser humano nos processos organizacionais foi
revelada como importante fator de observação da gestão por parte das empresas. Pôde-se constatar ainda
que há perda de informação e em conseqüência, de conhecimento especializado, devido a um
comportamento informacional inadequado, juntamente com a falta de mecanismos adequados de controle
e incentivo à prática de retroalimentar o sistema.
Palavras-chave: Conhecimento Organizacional; Comportamento; Informação; Informacional.

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Publicado

07-03-2022

Edição

Seção

Artigos