A LINGUAGEM DO CINEMA NOVO

GLAUBER ROCHA E SEUS MITOS

Autores

  • Nicoly de Souza Costa
  • Rafael Vieira Motta
  • Adriana Sartório Ricco

Resumo

A linguagem do Cinema Novo: Glauber Rocha e seus mitos. Este artigo discorre a
trajetória do cinema novo, a partir da década de 60, época marcada pelo Golpe de Estado de João Goulart
e pela influência do cinema estrangeiro. Foi dividido em três fases: a primeira, voltada à mitologia do
nordeste brasileiro (de 1960 a 1964); a segunda, crítica da ditadura militar (de 1964 a 1968) e, terceira e
última, de 1968 a 1972, o tropicalismo. Em sua metodologia, trata-se de um estudo de caráter exploratório,
utilizando-se em seu delineamento a pesquisa bibliográfica e documental. O cinema novo quebra os limites
do cinema da época,mostrando a realidade social e política especialmente pelas mãos de Glauber Rocha,
representado por seus mitos e personagens: sua visão da sociedade alienada. A nova linguagem que
surgiu no cinema abre caminho para novas experiências de produção cinematográfica e inovação da
interpretação crítica.
Palavras-chave: Glauber Rocha; Cinema novo; Tropicalismo.

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Publicado

07-03-2022

Edição

Seção

Artigos