OCICLODEVIDADOPRODUTOTURÍSTICOEASESTRATÉGIASDE GESTÃO DE MARKETING

UM ESTUDO DE CASO SOBRE BONITO (MS)

Autores

  • Ronny Alves Rangel
  • Juliana Mírian Porto Chaves

Resumo

O modelo “Ciclo de vida produtos turísticos”, desenvolvido por Butler em 1980, tem
como objetivo verificar os estágios pelos quais passam um produto turístico, sendo
estes a introdução, o desenvolvimento/crescimento, a consolidação/maturidade, a
estagnação e o declínio ou rejuvenescimento. Desta forma, este estudo teve como
objetivo identificar o estágio do ciclo de vida tendo como produto uma localidade
considerada referência na gestão sustentável do turismo. Na busca pelos dados,
utilizou-se como depoentes os gestores públicos e privados da cidade de Bonito no
Mato Grosso do Sul (MS), através de pesquisa in-loco, cujo delineamento configurase como estudo de caso. Foi feito um estudo exploratório acerca de pressupostos
teóricos que balizam a temática do ciclo de vida de destinações turísticas e do
marketing, cujo delineamento foi através de pesquisa bibliográfica. Este
procedimento metodológico possibilitou a identificação do estágio do ciclo de vida do
produto turístico na cidade de Bonito-MS, cujos resutados mostram que a cidade
encontra-se na fase de consolidação/matutidade.
Palavras-chaves: ciclo de vida do produto; Bonito (MS); gestão de marketing.

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Publicado

07-03-2022

Edição

Seção

Artigos