OCICLODEVIDADOPRODUTOTURÍSTICOEASESTRATÉGIASDE GESTÃO DE MARKETING
UM ESTUDO DE CASO SOBRE BONITO (MS)
Resumo
O modelo “Ciclo de vida produtos turísticos”, desenvolvido por Butler em 1980, tem 
como objetivo verificar os estágios pelos quais passam um produto turístico, sendo 
estes a introdução, o desenvolvimento/crescimento, a consolidação/maturidade, a 
estagnação e o declínio ou rejuvenescimento. Desta forma, este estudo teve como 
objetivo identificar o estágio do ciclo de vida tendo como produto uma localidade 
considerada referência na gestão sustentável do turismo. Na busca pelos dados, 
utilizou-se como depoentes os gestores públicos e privados da cidade de Bonito no 
Mato Grosso do Sul (MS), através de pesquisa in-loco, cujo delineamento configurase como estudo de caso. Foi feito um estudo exploratório acerca de pressupostos 
teóricos que balizam a temática do ciclo de vida de destinações turísticas e do 
marketing, cujo delineamento foi através de pesquisa bibliográfica. Este 
procedimento metodológico possibilitou a identificação do estágio do ciclo de vida do 
produto turístico na cidade de Bonito-MS, cujos resutados mostram que a cidade 
encontra-se na fase de consolidação/matutidade.
Palavras-chaves: ciclo de vida do produto; Bonito (MS); gestão de marketing.
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