INTERAÇÃO EINTERATIVIDADE NASNOVASTECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO EDA INFORMAÇÃO

Autores

  • Lúcio Cesar Loyola

Resumo

A crescente e, certamente, irreversível informatização das atividades vem revelando
um novo leitor, com novas capacidades cognitivas e interpretativas. Ao que tudo leva
a crer, não é somente a forma como os indivíduos utilizam as novas tecnologias que
interfere no processo de leitura, mas o modo como eles compreendem a importância
da tecnologia no seu meio ambiente social é que vem afetando, embora de formas
diferentes, a nossa linguagem comunicacional. Desse modo, o presente artigo tem
como proposta de estudo dialogar sobre os novos processos de interação e
interatividade que emergem junto com o advento das Novas Tecnologias da
Comunicação e da Informação e sua base hipertextual de troca de informações.
Uma vez que, o surgimento de uma nova tecnologia redimensiona, embora de
formas diferenciadas, todos os setores da sociedade, e tanto aqueles que têm
acesso como os que nunca utilizaram essa nova ferramenta têm o seu cotidiano
modificado, acreditamos ser de fundamental importância nos propormos a pensar e
a questionar: até que ponto estamos diante de uma linguagem realmente nova? E
para tal, vamos analisar os conceitos de interação, interatividade e hipertexto; e as
relações existentes entre eles, a fim de trazer dados que nos permitam dialogar
junto à academia se eles constituem (ou não) uma modelo realmente novo e
inovador de linguagem comunicacional.
Palavras-chave: Interação, Interatividade, Hipertexto.

Downloads

Publicado

07-03-2022

Edição

Seção

Artigos