A INTERPRETAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NO ENSINO FUNDAMENTAL E A SENSIBILIZAÇÃO PARA O TURISMO

Autores

  • Ariella Rocha Borges Coutinho
  • Adriana Sartório Ricco

Resumo

Este estudo teve como objetivo demonstrar o impacto do conhecimento do
patrimônio cultural na vida dos alunos de uma escola de ensino fundamental
localizada na região da Grande Vitória, a partir da análise dos discursos deste
público, identificando referências de aprendizagem e sensibilização para o turismo.
Para tal, foi realizado um estudo exploratório acerca dos pressupostos teóricos que
balizam a temática do patrimônio cultural e do turismo pedagógico, bem como
pesquisa de campo utilizando-se como instrumento de coleta de dados roteiro de
entrevista semi-estruturado dirigido a alunos e professores, cuja abordagem
qualitativa possibilitou usar o método da análise dos discursos como tratamento dos
dados. Constatou-se que essas crianças interpretam o patrimônio como algo
histórico, cultural e turístico, tornando-se agentes multiplicadores dessa história à
medida que participam suas experiências com outras pessoas de seu círculo
familiar.
Palavras-chave: patrimônio cultural; turismo pedagógico; ensino fundamental.

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Publicado

07-03-2022

Edição

Seção

Artigos