UX DESIGN
O DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES DIGITAIS CENTRADAS NA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO
Resumo
Este artigo estuda a aplicação do UX Design – o User Experience Design –, ou seja, o desenvolvimento de interfaces digitais centradas na experiência do usuário, abordando a relevância do UX Design e dos investimentos realizados pelas empresas nesse ramo do design. O objetivo do trabalho é analisar o papel do UX na publicidade digital e a importância das atribuições do profissional que atua nessa função, buscando identificar as precauções que devem ser tomadas no desenvolvimento de interfaces mobile centradas na experiência do usuário. O artigo procura ressaltar a eficácia da concepção de um design intuitivo e de uma boa usabilidade na conquista de clientes, tornando a internet um ambiente cada vez mais interativo e acessível. Como procedimento metodológico, foi realizada pesquisa exploratória que inclui uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso no qual 15 participantes visitaram duas lojas virtuais concebidas para promover uma experiência positiva para o usuário. A análise leva à conclusão de que uma interface desenvolvida com base na experiência do usuário tem maiores possibilidades de transformar o visitante em um cliente satisfeito.
Palavras-chave: UX design. Interface. Internet. Marketing.