TERCEIRIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA OUTSOURGING OF DISTRIBUTION IN RETAIL

Autores

  • John Kennedy Colodetti
  • Juliano Vieira dos Santos
  • Simoni Da Ros Dalfior

Resumo

O presente artigo relata sobre a terceirização no comércio varejista, no setor de
distribuição. Aborda a terceirização no seu âmbito mais profundo, como história,
conceito e fundamentos. Falará também sobre como se deu o surgimento no Brasil.
Apresenta também um processo de terceirização abordando as vantagens e
desvantagens no ambiente organizacional. Nesta perspectiva o presente estudo tem
como objetivo geral identificar os reflexos da terceirização na gestão de distribuição
de uma empresa que atua no comércio varejista. A metodologia utilizada foi uma
pesquisa descritiva, composta por três partes (bibliográfica, documental e analise de
caso). Os dados foram coletados na empresa L.COLODETTI, por meio de uma
entrevista semi-estruturada com o gestor, e tratados qualitativamente com uma
análise do discurso. Os resultados desta pesquisa mostram que o gestor, ao
terceirizar a área de distribuição e transporte, conseguiu reduzir os custos
operacionais e, principalmente, aumentar sua vantagem competitiva.
Palavras-chave: Terceirização, vantagens, desvantagens, distribuição.

Downloads

Publicado

07-03-2022

Edição

Seção

Artigos