A ABORDAGEM DA TEORIA GEOGRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO
REFLEXÕES, PROPOSIÇÕES E DESAFIOS
Resumo
O presente trabalho traz uma reflexão teórica acerca dos reflexos da criação dos
Parâmetros Curriculares Nacionais sobre a abordagem da teoria geográfica nas
escolas brasileiras de Ensino Fundamental. Observou-se como a Geografia vem
sendo tratada como ciência e como disciplina na lógica das atuais avaliações oficiais
da qualidade educacional e refletiu-se sobre alguns desafios que se impõem aos
geógrafos educadores. Concluiu-se que atualmente há um conjunto de conteúdos
que revelam uma forte tendência de ruptura do ensino de Geografia com sua
tradição positivista. Esta mudança, trazida em grande parte pelos parâmetros
oficiais, ancoram-se em correntes do pensamento científico consideradas
contraponto à tradição descritivista/determinista da ciência em foco. O neomarxismo, o (pós) estruturalismo e o humanismo se fazem presentes no discurso de
renovação da disciplina, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido para que
de fato a Geografia possa exercer seu papel transformador, nos moldes do que se
espera de uma disciplina formativa, nos moldes de uma educação renovada,
emancipatória e crítica. Concluiu-se ainda, que a teoria geográfica atualmente vem
se renovando a partir dos novos desafios impostos pela educação no Brasil com os
novos parâmetros de aprendizagem preconizados e das políticas públicas
desenvolvidas.
Palavras-Chave: Geografia Escolar, Práxis Pedagógica, Qualidade de Ensino,
Teoria e Método.