EMPREENDENDO POR PAIXÃO OU COM RAZÃO?
UM ESTUDO COM EMPREENDEDORES SOCIAIS
Resumo
Compreendendo a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento regional e local, o artigo possui o objetivo de analisar a influência da racionalidade, aqui nomeada como razão, e da paixão na gestão das dificuldades enfrentadas por empreendedores sociais. Para isso, a abordagem qualitativa foi adotada e entrevistas abertas foram aplicadas com líderes fundadores de negócios sociais atuantes em regiões distintas do Brasil. A partir dos achados foi possível elaborar um score de classificação das ações fomentadas pelos empreendedores, permitindo uma observação mais fidedigna dos dados. Constatou-se que a paixão despontou em todos os discursos, entretanto, as ações que norteiam o empreendedorismo com razão não estiveram presentes em sua totalidade. Notou-se também que as principais dificuldades apresentadas englobam os aspectos culturais, financeiros e de gestão.
Palavras-chave: Empreendedorismo. Empreendedorismo social. Razão. Paixão.