ANÁLISE COMPARATIVA DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING

ESTUDO MULTICASOS NO MERCADO OLEIRO

Autores

  • Andressa Galletti Valvassori Roldi
  • Anderson Soncini Pelissari
  • Inayara Valéria Defreitas Pedroso Gonzalez

Resumo

Objetivou-se com esse estudo, compreender e descrever quais são as estratégias
de marketing utilizadas pelos gestores da empresa Cerâmica Santa Maria e
Cerâmica Arco Iris. Por meio da técnica de entrevista semi-estruturada, chegou-se a
compreensão das estratégias de marketing utilizadas pelos gestores consideradas
por eles como sendo competitivas no mercado oleiro, e que através da análise
qualitativa, foi possível o confronto entre a teoria e à prática. Os resultados mostram
que os dois gestores praticam um planejamento para atender as necessidades e
desejos dos seus clientes-alvo, e que utilizam do mix de marketing de forma muito
semelhante. No entanto, os gestores se diferem quanto ao uso da propaganda como
estratégia de divulgação e quanto ao preço, pois o gestor da Cerâmica Santa Maria
o formula mediante uma tabela de custos, e a gestora da Cerâmica Arco Iris
determina seu preço mediante o mercado, observando a demanda.
Palavras-chave: Estratégias de marketing, competitividade, mercado oleiro.

Downloads

Publicado

06-03-2022

Edição

Seção

Artigos