IMAGEM TURÍSTICA

UM ESTUDO APLICADO À CIDADE DE AVEIRO PORTUGAL

Autores

  • Elídio Vanzella
  • Adriana Brambilla

Resumo

Imagem Turística: um estudo aplicado à cidade de Aveiro – Portugal. A imagem é
uma componente fundamental do marketing, pois está relacionada com a ideia de que as pessoas
tem sobre um produto ou uma empresa. No turismo, a imagem pode estar relacionada a um hotel, um
restaurante, e, em geral, ao lugar, e isso pode ser positivo ou negativo. A imagem turística que as
pessoas têm antes de visitar uma localidade pode ser formado por experiências, opiniões de amigos
e familiares, meios de comunicação, entre outros fatores, e eles são os sentidos que se originam das
expectativas, que após a visita pode ser confirmada ou não, e, neste sentido, é possível vislumbrar as
opiniões do turista e sua satisfação com o lugar visitado. Nesta linha de pensamento, e através da
pesquisa bibliográfica e exploratório-descritivo, com a utilização de questionários e ferramenta
estatística, este trabalho tem como objetivo conhecer a imagem que estes visitantes tiveram antes e
depois de conhecer a cidade de Aveiro em Portugal e com isso pretende contribuir com estratégias
de marketing que podem divulgar a cidade, através do comportamento do consumidor, permitindo
uma análise estratégica que visa a promoção de Aveiro como destino turístico. Os resultados
mostram, estatisticamente, que após a visita os turistas ficam satisfeitos com a cidade de Aveiro.
Palavras-chave: imagem, marketing, comportamento, turismo, Aveiro

Downloads

Publicado

05-03-2022

Edição

Seção

Artigos