A PROFISSIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA FAMILIAR E SUA INFLUÊNCIA NA CULTURA E NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DOS GESTORES

Autores

  • Juliana França França Martins
  • Adriane Vieira Vieira
  • Andreia Cassia Moura

Resumo

A profissionalização de uma empresa familiar e sua influência na cultura e na
construção das identidades dos gestores. As pressões impostas pelas intensas e rápidas
transformações que ocorrem no mundo de hoje levam as empresas a buscarem novas estratégias de
gestão e de organização, como o processo de profissionalização. Para garantir a definição e implantação
das estratégias mais adequadas, é preciso considerar o indivíduo não só como um recurso, mas também
como um sujeito dotado de sentido. Tal perspectiva torna-se primordial para a sobrevivência dos negócios.
A subjetividade e a identidade tomam, então, proporções significativas no atual cenário, e são
influenciadas pela cultura organizacional. Este trabalho procurou analisar a influência do processo de
profissionalização da gestão da empresa estudada sobre a cultura gerencial e na construção das
identidades dos gestores. A estratégia de pesquisa, de cunho qualitativo, articulou como método principal o
estudo de caso, pela necessidade de se explicitar o posicionamento e a percepção dos gestores sobre o
processo de profissionalização, por meio de situações reais de trabalho e de relações sociais observadas.
Diante do cenário identificado neste trabalho, entende-se que o processo de profissionalização da empresa
estudada exerce influência direta sobre a cultura gerencial e na construção das identidades dos gestores,
na medida em que gera expectativa e incerteza em relação às mudanças que poderão ocorrer.
Palavras-chave: Empresa Familiar. Profissionalização. Identidade. Cultura.

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Publicado

24-02-2022

Edição

Seção

Artigos