APRENDIZAGEM COMO PRÁTICA SOCIAL E O CONTEXTO DA SOCIEDADE PÓS INDUSTRIAL
Resumo
Aprendizagem como prática social e o contexto da sociedade pós industrial. O
objetivo deste ensaio teórico é discutir a aprendizagem como prática no contexto da sociedade pós
industrial. Assim, articula-se como as mudanças no contexto pós industrial afetaram os processos e a
organização do trabalho, influenciando novas formas de pensar o conhecimento. A partir dos anos
1980, os conceitos de aprendizagem e conhecimento são revisitados, dando-se ênfase aos
processos de transformação e mudança das organizações. A aprendizagem como prática é um
exemplo de novo enfoque teórico e empírico, buscando compreender o conhecimento a partir das
práticas cotidianas das organizações. Observa-se que apesar da hegemonia de estudos que adotam
as abordagens cognitivas e psicológicas, o número de trabalhos sobre aprendizagem organizacional
tem crescido em quantidade e diversidade de dimensões, o que ressalta as limitações das
abordagens tradicionais e, consequentemente, uma lacuna de estudos. Considera-se que as
abordagens que tratam o conhecimento apenas como um recurso organizacional, mesmo que
imaterial, não exploram totalmente seu potencial. Conclui-se que as organizações são o resultado de
seus processos de conhecimento, aprendizagem e práticas cotidianas, sendo a aprendizagem uma
característica íntima da vida organizacional, o que constitui a própria organização.
Palavras-chave: Aprendizagem como Prática Social; Processo de Trabalho; Sociedade Pós
Industrial; Gestão do Conhecimento.