REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PARA SEUS ESTUDANTES
Resumo
Representações sociais sobre o curso de administração de uma universidade para
seus estudantes. A Teoria das Representações Socais, baseada nas ideias de Moscovici, busca
discutir como se dá a dinâmica das ações e do pensamento coletivo (ABRIC, 2000). A partir dessa
teoria, surgiu a perspectiva estrutural, que considera as representações sociais como sistemas de
unidades cognitivas organizadas numa estrutura de conhecimento. O contexto sobre o que é
administração é resultado de interações sociais dinâmicas que também influenciam na representação
dos alunos que optam pela carreira de administradores. Desta forma, este estudo buscou
compreender quais as representações sociais a respeito do curso de Administração da Universidade
Alfa foram evocadas pelos alunos do diurno e noturno deste mesmo curso. Os dados foram coletados
a partir de teste de evocação e analisados por meio do software EVOC 2003. Foi identificado no
núcleo central das representações dos alunos aspectos positivos em relação ao curso, enquanto que
nas zonas periféricas alguns elementos novos foram incorporados. Concluiu-se que o curso de
Administração da Universidade Alfa, para os alunos dos dois turnos, possui características positivas
abordadas por Giroletti (2005) a respeito do crescimento dos cursos de Administração no Brasil. Além
disso, contrapondo Giroletti (2005), não houve uma insatisfação considerável sobre a matriz curricular
ser muito teórica ou prática.
Palavras-chave: Teoria das Representações Sociais; Abordagem Estrutural; Evocação; Graduação
em Administração.