COCRIAÇÃO UMA FERRAMENTA PARA O AUMENTO DA COMPETITIVIDADE E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
UMA REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
Cocriação uma ferramenta para o aumento da competitividade e desempenho
organizacional: uma revisão de literatura. A cocriação vem sendo um dos fatores fundamentais
para o desenvolvimento das organizações, com as aceleradas mudanças, a alta competitividade de
produtos, serviços e processos no mercado, torna os perfis dos consumidores cada vez mais
exigentes ao processo de inovação. Nesse contexto, este estudo teve o objetivo de compreender
a abordagem da literatura de como as empresas trabalham com a cocriação, bem como se esta
pode ser utilizada como uma ferramenta de estratégia para melhorias no desempenho e na
competitividade organizacional. A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento bibliográfico
referente ao período de 1990 a 2014, por meio do uso das bases de dados Scielo, Ebsco,
Capes, Emerald. Os artigos foram selecionados e agrupados em três categorias: a) cocriação e os
seus benefícios; b) como as empresas trabalham com a cocriação; c) a influência da cultura
organizacional na cocriação. A análise dos resultados obtidos por meio da análise de conteúdo
revelou que a literatura faz referências favoráveis à cocriação, indicando que a cocriação pode ser
utilizada como uma ferramenta de estratégia na melhoria do desempenho organizacional, bem como
sendo uma fonte de vantagem competitiva.
Palavras-chave: Cocriação, Competitividade, Desempenho Organizacional.