RELAÇÃO DO MERCADO INTERNO COM A SATISFAÇÃO NO TRABALHO ENTRE PROFESSORES EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Resumo
Relação do mercado interno com a satisfação no trabalho entre professores em
instituições de ensino superior. O estudo propõe medir a relação da adoção das ações de
marketing interno, como o treinamento, a comunicação entre gestores e professores, comunicação
interna e o sistema de remuneração com a satisfação no trabalho de professores em duas
Instituições de Ensino Superior. As consequências da implementação de estratégias de Marketing
Interno tem sido consideradas como o fator de mais alto impacto para o sucesso da organização. O
capital humano tem sido o foco da atenção das empresas, sendo tratado como vantagem competitiva
potencial para prestação de serviço. Esse estudo aborda a importância dada às variáveis que são
consideradas como fatores influentes no comportamento dos funcionários. O estudo demonstrou que
duas das variáveis medidas, Treinamento e Comunicação Gestor e Professor influenciam a
Satisfação no Trabalho corroborando com a literatura revista. Admitindo a possibilidade de novos
estudos em detrimento do baixo ajustamento da pesquisa (R² Ajustado), que demonstra que 86,7%
da Satisfação no Trabalho pode ser explicada por outras variáveis que possivelmente se relacionam
com a Satisfação no Trabalho, desta forma considera-se esta uma pesquisa inicial, tendo em vista, as
diversas abordagens que poderão surgir para futuras demonstrações, sugerem-se novos estudos
sobre esta perspectiva.
Palavras-chave: Satisfação no trabalho treinamento e comunicação professor e gestor.