PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRAS NO SEGMENTO DE ALIMENTOS INFANTIS

Autores

  • Ana Cristina de Oliveira Soares
  • Fabiana Franco
  • Lize Moreira Rodrigues Barros
  • Luciana de Andrade Costa

Resumo

Processo de decisão de compras no segmento de alimentos infantis. O campo de
estudo de marketing de alimentos destinados ao público infantil desperta interesse da comunidade
acadêmica de saúde e ganha destaque na abordagem de interações entre marketing de alimentos e
a transição nutricional em curso no Brasil com aumento de casos de obesidade entre crianças e
adolescentes. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo avaliar os fatores determinantes do
processo de decisão de compras de alimentos infantis, por meio de estudo empírico com amostra de
211 famílias no município de Vitória – ES. Os resultados foram analisados por meio de estatística
descritiva e análise fatorial que encontrou 15 fatores que influenciam o processo. Os resultados
indicam que o pedido dos filhos é determinante na decisão de compras bem como a influência da
propaganda de mídia e TV na escolha. A oferta de brindes também aparece como fator determinante
para a compra.


Palavras-chave: Processo de decisão compras, marketing de alimentos, consumidor Infantil.

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Publicado

22-02-2022

Edição

Seção

Artigos